segunda-feira, 16 de março de 2009

Você Lembra?!


Biba foi uma das mais famosas butiques de moda feminina dos anos 60 e 70. Fundada em Londres, em 1964, por Barbara Hulanicki , tornou-se famosa mundialmente por criar e vender roupas próprias de qualidade Prêt-à-porter de alta costura por preços acessíveis às jovens de classe média britânica, e funcionou como centro irradiador de moda popularizando a minissaia, - criada por Mary Quant, mas colocada nas ruas pelas meninas inglesas através da Biba – e linhas de roupas e batas coloridas e de grafismos psicodélicos e inovadores, bem ao gosto da juventude da Swinging London dos anos 60.

Marca preferida de modelos, artistas e socialites, apesar de seus preços acessíveis ao consumidor comum – razão maior de sua fama - seu estilo difundiu-se pelo mundo.
Tudo na Biba era diferente. A decoração misturava Art Déco e Art Nouveau com sofás de veludo e paredes escuras. Foi chamada pelo Sunday Times de “a loja mais bela do mundo” – era uma concept store muito antes desse termo existir. A marca ficou tão forte e causa comoção até hoje porque foi uma das primeiras a usar – provavelmente sem saber – o conceito de branding, da marca como estilo de vida.
Seu estilo inovador de vender roupas consistia em jamais colocar qualquer produto nas vitrines, de maneira a aguçar a curiosidade das pessoas fora da loja, ter uma decoração completamente inovadora dentro dela e ser a primeira butique de roupas do mundo a funcionar com música ambiente em tempo integral, no caso, Rock n' roll e pop britânico.

No começo de seu funcionamento, a Biba teve entre suas vendedoras a jovem Anna Wintour (lembre da Miranda do Diabo veste Prada?!), que décadas depois se tornaria a jornalista de moda mais influente do mundo, ao se tornar editora-chefe da revista Vogue americana.


Desenho de moda Biba







desfile verão 2007

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